Comunidade surda vibra pelos 15 anos da Lei da Libras

Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil”  (Lei 10.432/2002)
Nesta segunda-feira, 24 de abril comemora-se 15 anos que a lei da Libras foi sancionada. Grande conquista para a comunidade surda. Talvez para alguns não represente muito, mas para o Surdo sim, pois durante muito tempo acreditou-se em sua inutilidade, que eram desprovidos até das bênçãos de Deus, considerados incapazes por não possuírem linguagem.
 Passaram-se os anos e esta comunidade presenciou a filosofia Oralista em que só teriam algum privilégio se falassem, sinalizar era quase um crime. Depois veio a filosofia da Comunicação Total, em que tudo era válido para se comunicar, falar ou sinalizar. Hoje depois de muitas conquistas chegamos ao Bilingüismo, que acreditamos ser o mais adequado, pois a cultura surda é respeitada, bem como a liberdade de expressão.
Hoje a libras é a segunda língua oficial do país, podemos dizer que estamos vivendo os melhores momentos das políticas inclusivas. Isso não significa que devemos nos conformar com as conquistas obtidas, mas tê-las como incentivo de continuar lutando por um mundo melhor.



 Rosane de Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a diferença incomoda?

TDAH, dificuldade ou possibilidade de aprendizagem?